Frete CIF: o que é, as possíveis situações, a diferença entre CIF e FOB e as demais possibilidades internacionais de frete
O valor cobrado por um frete é apenas uma das questões que são observadas ao contratar um serviço de transporte.
Outros fatores como a qualidade do serviço, reputação da empresa de transporte e a condição de pagamento também devem ser analisados nesse momento.
Além disso, o custo com o frete influencia no preço de venda das mercadorias. E esse é outro motivo pelo qual o frete precisa ser muito bem avaliado.
A Câmara Internacional de Comércio, também conhecida como ICC (Internacional Chamber of Commerce) é quem definiu as modalidades pelas quais os fretes são feitos.
Essas modalidades que são conhecidas como Incoterms. Elas estão listadas mais a baixo, neste material.
A maioria dos Incoterms é mais comum em operações de importação ou exportação.
Neste material falaremos do frete CIF que, junto com o frete FOB, está presente na grande maioria das operações de transporte no mercado nacional.
O termo CIF significa: Cost, Insurance and Freight.
A tradução é Custo, Seguro e Frete.
Quando um frete é negociado nessa modalidade tudo será de responsabilidade do vendedor.
Dessa forma, a empresa que vende os produtos deve garantir que todos os produtos cheguem em segurança até o local designado pelo comprador.
Analisando o termo CIF, pelo lado de quem recebe as mercadorias transportadas, podemos entender que todos os custos de transporte e seguro deverão ser embutidos no preço da mercadoria.
A imagem a seguir mostra um fragmento de um DANFE. Nele salientamos o valor do frete zerado e o frete por conta do “emitente”.
Ainda observando a imagem, veja o XML. O frete por conta é identificado pela Tag
Para o Frete CIF haverá duas situações possíveis:
- 0: Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF)
- 3: Contratação do Frete por conta do remetente
0: Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF)
Nesse caso o fornecedor irá contratar uma empresa terceirizada para o frete (uma transportadora).
O fornecedor deverá cobrir os custos e qualquer problema que houver no transporte das mercadorias.
Além dos valores, deve garantir a integridade dos produtos até que eles cheguem ao destino.
3: Contratação do Frete por conta do remetente
A modalidade de frete aqui continua sendo CIF. Mas tem uma diferença.
O frete nesse caso não será feito por uma empresa terceirizada. A própria empresa fornecedora das mercadorias é que fará o transporte.
Quando a nota fiscal for emitida nesta modalidade, o campo do “Valor do Frete” estará preenchido, aumentando o total da nota fiscal.
Vale lembrar que o frete é um serviço.
Por isso ele poderá ser tributado pelo ICMS.
Quando houver cobrança de frete na nota fiscal, observe a legislação de ICMS do seu estado.
Veja as alíquotas de ICMS e se não há isenção para fretes dentro do município, intermunicipais e interestaduais.
Para visualizar as alíquotas por estado, veja este material aqui: ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias
Frete CIF e FOB
E qual a diferença entre frete CIF e FOB?
A diferença básica entre os dois tipos de frete está no responsável pelo pagamento:
- No frete CIF: o fornecedor das mercadorias é quem vai arcar com toda a responsabilidade.
- No frete FOB: o transporte e todas as despesas de entrega são de responsabilidade do destinatário das mercadorias.
Frete CIF é um pouco mais comum nas transações entre empresas e o consumidor final.
Exemplos dessas operações estão nas compras via Internet ou naquelas operações onde há um inúmeras pequenas entregas para clientes distintos.
Por outro lado, o frete FOB ocorre com mais frequência nas operações entre empresas.
Nesses casos há um valor agregado maior nas mercadorias transportadas e no valor do frete. Assim, os custos tendem a ser mais elevados.
Nos casos de importação, frete FOB acaba sendo a melhor opção, se comparado ao CIF, pois o comprador vai precisar gerenciar vários processos até que a mercadoria chegue nas suas mãos. Este material aqui detalha os impostos de importação, caso queira dar uma verificada no assunto: Impostos de importação
Ambos podem ter seus pontos positivos e negativos.
O CIF pode parecer mais vantajoso para quem compra. É mais prático e confortável.
Porém, o preço pode ser maior, o que vai refletir no preço de custo nas mercadorias e no preço de venda.
O FOB pode ser mais vantajoso para quem vende.
O fornecedor vai se eximir da responsabilidade do transporte dos produtos. O compromisso com a carga acaba a partir do momento em que as mercadorias são embarcadas.
Fique atento sobre o preço de venda das mercadorias. Este material aqui relaciona os principais erros e riscos em relação a ele: Preço de venda: principais erros e riscos de não controlar
A tabela a seguir mostra as principais diferenças entre CIF e FOB:
CIF |
FOB |
|
Quem paga |
A empresa fornecedora. Os custos estão embutidos no preço de venda das mercadorias. |
O comprador (cliente). O preço do fornecedor tende a ser mais barato, porém, a empresa compradora deverá embutir o valor do frete no preço de custo da mercadoria |
Responsável pela mercadoria |
A empresa fornecedora. |
Assim que a mercadoria é embarcada, o cliente (comprador) torna-se responsável. |
Quando é considerado que a mercadoria foi entregue |
Quando o cliente tiver com os produtos em mãos. |
A partir do momento em que os produtos estiverem dentro do veículo que fará o transporte. |
Quando é mais vantajoso? |
Em operações de B2C (Business to consumer): de empresa para consumidor final. É comum o consumidor não ter experiência com o transporte e a empresa vendedora oferecer este serviço, responsabilizando-se por ele. |
Nas operações B2B (Business to Business). Mais comum em mercadorias com grande valor agregado ou com frete muito caro. |
Incoterms
Os termos CIF e FOB mencionados aqui fazem parte de um conjunto de termos internacionais de frete.
Esse conjunto de termos é conhecido como Incoterms (Termos Internacionais de Comércio) e são determinados pela Internacional Chamber of Commerce (ICC).
Na publicação 723-E, de 2020, da Câmara Internacional de Comércio (ICC), existem inúmeras outras modalidades além do que falamos aqui.
EXW |
EX WORKS Vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, no prazo estabelecido. Mas não se responsabiliza pelo desembaraço da exportação e nem pelo carregamento das mercadorias. |
FCA |
Free Carrier A responsabilidade do vendedor encerra quando a mercadoria é entregue, desembaraçada para a exportação, ao transportador. |
FAS |
Free Alongside Ship O vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria é colocada, desembaraçada para exportação, ao longo do costado do navio transportador indicado pelo comprador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento da mercadoria, no porto de embarque nomeado pelo comprador. |
CPT |
Carriage And Insurance Paid To Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o local de destino combinado. |
DAP |
Delivered At Place O vendedor encerra sua responsabilidade quando coloca a mercadoria a disposição no local indicado no país de destino, pronta para ser descarregada e não desembaraçada. |
DPU |
Delivered At Place Unloaded Igual ao anterior, mas a mercadoria precisa ser descarregada também. |
DDP |
Delivered Duty Paid Mesmo caso do DAP, mas o vendedor assume o desembaraço, riscos, custos, impostos, taxas e outros encargos. |
C + F |
Cost Plus Freight Vendedor é responsável pelos custos e riscos no país de exportação, e deve contratar e pagar o transporte internacional. |
C + I |
Cost Plus Insurance Vendedor é responsável pelos custos e riscos no país de exportação, contrata e paga o seguro de transporte internacional. |
Preço de custo: como calcular
Preço de venda: como calcular
18 dicas que facilitam a vida na hora de emitir uma nota fiscal
CPF na nota: como fazer?
Preço de venda: os principais erros e riscos para quem não controla
PIX: o que é pix?
ANP – Código da Agência Nacional do Petróleo
IOF – Imposto sobre Operações Financeiras
Nota de devolução: as 5 dúvidas mais comuns ao emitir uma
CPF: Solução de problemas
ICMS importação: como calcular o ICMS na importação
Nota fiscal de ajuste: passo a passo
Cupom fiscal eletrônico (NFC-e): quais informações são impressas na DANFE
Impostos de importação
Fechamento de caixa: 8 dicas sobre abertura e fechamento
Cancelar nota fiscal: passo a passo
Quais informações são estratégicas no cadastro de um produto
Como funciona um plano de contas
Markup: como calcular
Comprar bem: 4 informações imprescindíveis para fazer a melhor negociação
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): o quê é?
ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias
5 dicas ANTES de implantar o cupom fiscal eletrônico
Preço de custo: como calcular
Preço de venda: como calcular
18 dicas que facilitam a vida na hora de emitir uma nota fiscal
CPF na nota: como fazer?
Preço de venda: os principais erros e riscos para quem não controla
PIX: o que é pix?
ANP – Código da Agência Nacional do Petróleo
IOF – Imposto sobre Operações Financeiras
Nota de devolução: as 5 dúvidas mais comuns ao emitir uma
CPF: Solução de problemas
ICMS importação: como calcular o ICMS na importação
Nota fiscal de ajuste: passo a passo
Cupom fiscal eletrônico (NFC-e): quais informações são impressas na DANFE
Impostos de importação
Fechamento de caixa: 8 dicas sobre abertura e fechamento
Cancelar nota fiscal: passo a passo
Quais informações são estratégicas no cadastro de um produto
Como funciona um plano de contas
Markup: como calcular
Comprar bem: 4 informações imprescindíveis para fazer a melhor negociação
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): o quê é?
ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias
5 dicas ANTES de implantar o cupom fiscal eletrônico